O que é temperatura da luz?

- José Romero

Ao comprar uma lâmpada nova para a nossa residência geralmente nos atentamos apenas a quantos watts ela consome e se é 110 ou 220 volts. No entanto, existe uma outra medida e que é bem interessante, chamada de temperatura de luz, medida em kelvins (K). Ela é basicamente a cor que a lâmpada emite. Isso é importante pois a cor impacta na sensação que o ambiente provoca, seja de relaxamento ou atividade.

Confira nossas dicas sobre o que é e como usar cada uma delas 🙂

Quais as escalas das cores?

A escala que mede a temperatura de luz começa da mais amarelada para a mais clara. Geralmente, as lâmpadas comercializadas são de 4.100K (amarelada) ou 6.400K (branca).

Quando usar cada tipo?

Iluminação quente
A escola de temperatura das lâmpadas faz com que seja possível criar ambientes bem diversos, de acordo com o gosto. Cores mais quentes, abaixo de 5.000K são geralmente utilizadas em spots, como iluminação indireta. É recomendado que seja utilizada em ambientes mais aconchegantes, como quartos, salas e banheiros. Bares e restaurantes também utilizam esse tipo de luz, para que os clientes sintam-se mais a vontade e então permaneçam por mais tempo nos ambientes.

Iluminação fria 
Lâmpadas de cor mais fria são as mais comuns. Elas dão a ideia de um ambiente claro, que sugere um ambiente de atividade. É muito utilizada pois combina com vários ambientes e mantém o celebro em atividade, já que o ambiente claro dificulta termos sono. Cuide apenas para não iluminar demais o local, pois isso gera um desejo de sair do lugar mais rápido. Redes de fast-food utilizam lâmpadas brancas para ficarmos menos tempo dos restaurantes.

Agora que você já conhece os tipos de lâmpada, fique atento na hora da compra! Veja qual a sua necessidade e o que deseja passar no ambiente em que irá instalar :).